Quero abrir um negócio, mas não tenho dinheiro.

Há quem diga que pobreza é um estado de espirito. Os que defendem esta tese querem dizer que para ganhar dinheiro é preciso possuir um estado mental de riqueza.


Um defensor desta tese é Robert Kiyosaki, autor do famoso livro Pai Rico, Pai Pobre. Se você acha que precisa mudar sua relação com o dinheiro, recomendo a leitura.


A relação entre uma empresa e o dinheiro também pode ser visto de forma semelhante - que é um mais um problema mental do que real. O dinheiro é apenas um dos recursos necessários para viabilizar um negócio, e não "o" recurso necessário.


Se você tem um bom negócio, uma boa oportunidade que possa gerar um bom retorno, dinheiro não deve ser problema.


Existem inúmeras formas de capitalizar o seu negócio, portanto a falta de dinheiro não deveria ser a razão do seu problema.


Quando injetamos capital em uma empresa, estes recursos podem entrar basicamente de duas formas:


  1. Em forma de dívida: quando o capital é considerado um empréstimo e é cobrado novamente no futuro.

  2. Em forma de patrimônio: quando o injetor do capital se torna sócio do negócio.


É muito comum negócios serem abertos com uma mescla das duas formas.


A composição do seu capital, portanto, pode ser formada por 60% de patrimônio e 40% de divida.


Ou seja, você coloca 60% dos recursos e pega emprestado 40%. Desta forma você já reduziu em quase metade sua necessidade de capital.


Digamos que você ainda não tenha dinheiro suficiente, você ainda pode buscar um ou mais sócios para ajudar a compor o total do capital necessário.


Caso você queira deter 60% das cotas da sua empresa você precisará injetar o valor equivalente da parcela de patrimônio, ou seja 36% do total do capital 60% de 60%).


Muita gente ainda pega dinheiro emprestado de um familiar ou amigo para abrir o negócio e injetam em forma de patrimônio.


Riscos sempre irão existir. Isto é parte inerente de abrir um negócio próprio, mas falta de dinheiro não deve ser seu maior obstáculo para abrir o negócio.


Reavalie sua situação, pois seu obstáculo é outro. Talvez seja que seu negócio não é bom o suficiente para atrair capital. Ou seu plano de negócios não está redondo ainda. Ou talvez você não conheça as pessoas pessoas que possam facilitar a entrada de capital no seu negócio.


Todas estas são barreiras reais que de fato dificultam a abertura de um negócio, mas são problemas diferentes de não ter dinheiro.


Um abraço.


Seu obstáculo é outro.

#finanças #empreendedorismo #planodenegócios

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square